São Carlos, uma cidade duas a três vezes menor que Ribeirão Preto, ambas no interior de São Paulo, possui três campi de universidades públicas (USP I, USP II e UfSCar) contando com excelentes cursos de engenharia (os melhores da América do Sul), enquanto em Ribeirão Preto, capital do agronegócio, não se ensina agronomia como se deve, embora seja referência em medicina e áreas relacionadas.
Até ontem, estudantes nascidos nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Uberlândia ou nos estados de MT, MS e GO interessados em ser bons engenheiros deveriam procurar as cidades de Ilha Solteira, São Carlos ou Bauru. Todavia, hoje, o pessoal de exatas já pode ter alguma esperança (ver blog da prefeita Darcy Vera) em vir para uma das cidades mais ricas e que mais cresce no país (a maioria do pessoal em Sanca é ribeirãopretano, posto que a cidade já apresenta excelentes colégios de ensino médio e a maioria volta para casa todo final de semana por não conseguir viver longe desta cidade maravilhosa).
Quer estudar na UFERP? Dá RT.
Aí, porém, vem outra questão: UFERP existirá com Serra ou com Dilma? Porque do jeito que são os colégios de ensino médio do PSDB, a ideia afundaria a cidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou desde já torcendo para esta Universidade.
ResponderExcluirA cidade merece e tem pessoal para trabalhar nela.
Poderiam distribuir adesivos para carros, eu seria um dos primeiros a colocar um no meu.
Antes de se trazer uma Universidade Federal a Ribeirão Preto, bem como alguma empresa ou industria de grande porte onde geraria muitos empregos precisa-se colocar ordem na casa (cidade). Ribeirão precisa ter infra-estrutura para receber empresas industrias e universidades de grande porte, precisa de um transporte urbano de excelência, um trânsito organizado, ruas com condições de trafego, melhores condições para a população. Os nossos políticos precisam pensar na cidade para o futuro e não simplesmente serem imediatista pensando só na próxima eleição. Trazer uma Universidade Federal a Ribeirão seria uma ótima ideia se não fosse oportunista.
ResponderExcluirEu, como estudante da USP, também torço pela universidade federal, concorrência gera qualidade, com certeza. Essa ideia do adesivo é muito interessante, boa forma de divulgação.
ResponderExcluirTambém concordo com o segundo anônimo, é preciso melhorar a infra-estrutura como um todo, mas agora que está vindo aí a região metropolitana, os problemas vão aumentar ou diminuir, basta os governantes quererem e nós escolhermos bem.
Eu gostaria muito que Ribeirão tivesse sua federal, entretanto só discordo,em um ponto, implantado por Serra seria muito melhor, se esperarmos o pt com suas obras interminaveis, só em 2090 conseguirimos a sonhada universidade, lembre-se que a USP´é estadual
ResponderExcluir