Na Avenida Lisir Eva...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Retorno

Algumas semanas depois da postagem “derrota” e da pior semana de minha vida, chegamos à semana mais tensa. Mas nesse meio tempo, conheci outra frase, “foco, determinação e objetivo”.


Hoje saiu a relação de alunos convocados para a terceira (e última, por ausência de exame de recuperação e substitutivos) prova da disciplina do professor mais tenebroso do semestre. Meu nome e de uns colegas não estavam na lista (inclusive sonhei exatamente com a nota que recebi, apesar de 100% dos alunos, do professor e do pessoal do laboratório considerá-las randômicas).


Pouco tempo para comemorar, seis provas nessas duas últimas semanas do calendário acadêmico desse semestre, reuniões com engenheiros, trabalho, um tanto de trabalho alternado com voltas à minha cidade por motivos médicos, cujo lado bom é me permitir voltar para casa de meus pais, ainda que por algum dia ou algumas horas. Enquanto retorno à faculdade em ônibus vazio e escrevo textos mais pessoais e críticos que este. Crítico? Quem disse que não gosto de tensão? Adoramos quando elas passam e os resultados são completamente satisfatórios. Além do mais, próximo semestre é, em relação às disciplinas, o mais difícil do curso. Como disse um amigo meu, teremos de enfrentar com sangue nos olhos.


Duas semanas para uma grande recuperação, em muitos sentidos. Depois, sair com a namorada, árvore e presépio de natal, bora pro Rio de Janeiro* (até lá espero que eles prendam quem realmente deve ser preso), luzes de dezembro.

Uma das sensações mais prazerosas é quando se pode dizer, “estou de volta”, e em muitos sentidos

*Gostaria de entitular "O Alemão é complexo mais não é dois", o que seria uma ofensa e, vai saber né. Então guardemos as palavras desse texto em um título menos irônico e mais verdadeiro.
Imagem: http://tig.mu.nu/archives/knighting.jpg

Por que assistir a Harry Potter 7?

Já que encontraremos Emma Watson "apenas" na faculdade ao final de Harry Potter, por que será que não escolhe cursar ensino superior na EESC?

Senti falta de alguma coisa com o fim de InuYasha, como é será sentir que Harry Potter terminou?

"A vida inteira que podia ter sido e que não foi."
Manuel Bandeira

  Muitos fãs sonham em ter conhecido seus ilustres; muitas das mais belas garotas que você conheceu acabam com algum cara esquisito, muitas pessoas sonham em ter tido uma vida diferente, uma vida em um mundo como o de Hogwarts. Muitas pessoas, como Manuel Bandeira, talvez quisessem apenas poder viver fora de camas e hospitais.
  Então como fazer de nossa vida uma magia?

Imagens: Gráfico: Av Lisir Eva's; emmawatson.com.br, Vs. Magazine por Ellen Von Unwerth (MQ)

Chuva de novembro, cheiro de natal

   Hoje é um dia ímpar, tomei três anestesias, caminhei na chuva no calçadão do centro da cidade e a casa ainda está muito bagunçada devido à reforma de meu quarto. Sentia o cheiro da vida de dentro de um ônibus, primeiramente pelas avenidas, posteriormente, na zona rural, úmida. Chove de tempos em tempos


   Barulho da chuva, cheiro da chuva, cheiro de Natal, viagem, (presentes? Você pode descobrí-los mesmo tempos depois de ganhos). Dias e lugarens bons: noites de natal, véspera de natal, novembro, um Rio de Janeiro sem violência.
Imagem: Love. by *kittysyellowjacket, Deviantart. Música: She - Elvis Costello.

Quando seu Pai é seu professor

  "Ainda que a prova seja difícil, ele não poderá lhe passar cola. Da mesma forma, se estamos nessa vida em provação, devemos descobrir por nós mesmos"

   Gostaria de transcrever uma conversa que tive em um chat de certa doutrina, no entanto ele vai apagando suas mensagens com o tempo

   Fluido Cósmico Universal e matéria escura... Materializações de que não mais ouvimos falar. Quais as atuais manifestações? Porém alguns inventam mentiras e mancham teorias (vulgo, falsos profetas). Muitas perguntas e livros repletos de respostas, teorias... Provas, e as provas? Fé basta como argumento para a crença?
   Faz sentido, e muito sentido. Mas ainda estamos no início do livro. Você acha que testemunhará o apocalipse? E descobrirá verdades? É ansioso o suficiente para desacreditar que ainda é apenas mais uma passagem? Calma.

   Às vezes tenho medo do Felizes para Sempre, pois para sempre é muito tempo, não por ser feliz, mas muito tempo para ser monótono. Calma.
"shark: e nossa felicidade ñ é uma felicidade estática!"

   E o amor, amarmos a todos no nível máximo? Vou perdendo o medo de me aprofundar nesses temas. No entanto, vamos estudar mais um pouco para a discussão fazer sentido.

Habacuque

   Ao ter sido sequestrado, levaram-me à zona leste, em um bairro imenso cercado por muros que formavam uma espécie de labirinto, ainda que muito maior na dimensão longitudinal.
   Libertei-me e fui com uma garota atravessar o muro até que chegamos a um estabelecimento com alguns produtos caros, perfumes, artesanatos. Lá passamos muito tempo, conversando com a vendedora, talvez por medo de sair. Meu pai então nos encontrou em tal lugar pouco visitado.

"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes"
Shakespeare

 A Liturgia do 33º Domingo comum, ano C, conversou comigo. O que é sentir-se só, sobrecarregado, injustiçado? Habacuque não estava entre as leituras, mas ao procurá-las na internet, encontrei esse nome, que significa abraço. Encontrei também a seguinte frase:
 “Eu é que vos darei respostas” – Lc 21,5-19
   Ao voltar do Corso, cujas impressões deixei há duas postagens. Um amigo, veterano do alojamento de estudantes, ao ver-me com sede ofereceu um pouco de seu suco, algum tempo depois uma amiga pediu para que eu esquentasse leite também para ela. Habacuque significa abraço, nunca abracei esses amigos, mas voltei à cozinha com essa intenção, no entanto falamos de outros assuntos, pois naquele momento havia outros presentes e confesso que me senti estranho em arriscar um beijo de boa noite.
   Ainda assim, tais afetos berram para que ocorram, para que meus cabelos não caiam nesse final de semestre.

"Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro (...)-  Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. (...) Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos."


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."
Mateus 11: 28-30

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. 
Habacuque

   Queria também deixar uma frase, não é de minha autoria, pois muitos já devem ter dito:
"Não desista de ser bom"
   Ainda que você não pareça lucrar no "aqui e agora" ou em algumas outras definições do presente.

   É a semana do Teatro em Ribeirão, acho que a primeira e meu antigo diretor - e professor - apresentará uma peça. Infelizmente não planejo ir pois quando fora dos estudos ou culpando-me por não estar neles, estou aqui ou nos cadernos a escrever. Agora, nesta avenida, na Av Lisir Eva, localizada dentro de casa, na magnífica paisagem do "Meu Lugar", conceito que muito devo a meus professores daquela família do Teatro.
Imagem: http://fatosvida.blogspot.com

Atualização do blog

   A nova imagem do "Av Lisir Eva's" viera do Deviantart, por SolStock. E representará aqui a Avenida Lisir Eva, onde o jovem caminha e cria seus textos.

TUSCA

O dia negro amarelo e vermelho sãocarlense.

   Qual o sentido de festas em não se tendo o que comemorar? Gente pulando, gritando, bebendo em uma fila de trinta mil sardinhas loucas.
   "Vem vê" dizem as mães a seus filhos nas sacadas, varandas e calçadas. Um ou outro pai faz de sua garagem um comércio e outras crianças vão no meio catar latinhas. "Vem vê" diz outra mãe a seu filho, ver um bando de universitários bêbados.
   A farra mexe com a cidade, todos os taxistas, motoristas de vans, policiais militares (teve até helicóptero) e peruas de cachorros-quentes da região.

This is the begining of TUSCA (a placa de PARE foi arrancada)
   No entanto, o dinheiro dos universitários (os quais têm a "educação" bancada por cada babaca que paga impostos ao governo de São Paulo) fica, em sua maioria, nos vendedores de cerveja, vodka, abscinto, caju... CAASO, UfSCar, USP - RP, EsALQ, UNESP, UNICAMP, UFABC, UFU, UNIFEI (...), aparece gente de todos os estados e alguns de outros países.

  
Estes são seus futuros chefes... Também, para quem chama ENEM de vestibular...

   Mais três fatos são lamentáveis:
  1. Muita gente se mata para vestir uma camiseta com as siglas escritas acima. E entre os que mais possuem dessas camisetas amarelas e vermelhas, pergunte quantos ao menos sabem o nome de seus atuais professores (e o Brasil consegue ser o 13º país em ciência, devido aos 30% dos alunos que não esquecem o quanto se dedicaram para entrar em tais universidades - e quantos chegam à faculdade? - e que continuam se matando, de estudar).
  2. E como a população respeita aqueles que vestem tais camisetas! Muitos sãocarlenses abaixam as cabeças ao ver uspianos passarem.
  3. O corpo de um aluno, da escola politécnica da USP em São Paulo, capital foi encontrado no córrego.

   Em resumo, nem todos alunos entram na faculdade e, muitos dos que estão, não parecem merecer os 5% do ICMC paulista, destinado à USP.

   E quem vai contra o todo poderoso CAASO? Quem sabe a prefeitura da pequena (e bota pequena nisso, o Corso tem o dobro de seus habitantes) Itirapina: http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,3,323443,Justica+de+Itirapina+proibe+festa+da+Tusca+na+sexta-feira+.aspx

   Um estudante morreu na marginal... Acho que os estudantes não conhecem o Broa.


Imagens: São Carlos dia e noite

Hipnos, Filótes, Nêmeses, Éter, Nix, Calíope, Clio

    Há algumas palavras em cadernos ou folhas espalhadas por cantos de casa. Algumas, no entanto, podem não interessar o leitor, tanto pelo tema pessoal ou pela não grande preocupação estética com o texto, portanto, desde já peço desculpas caso esse e demais textos do blog sejam tomados como perda de tempo, carente de grandes mensagens ou ideias.
   Jantei só e estarei sozinho no quarto da faculdade esta noite, um pouco depressivo por não ter aproveitado academicamente os onze dias em casa; não sei ao certo o quanto estou de luto, o quanto almejo que a existência de espíritos seja provada ou o quanto se precisa de provas. Talvez a ciência atual não seja capaz de chegar a tamanha verdade, mas nada contradiz as 'teorias' em que acredito e começo a estudar.
   Também não posso me dizer solitário, tive alguns convites de amigos para o que fazer nesta noite.


   O que Forrest me ensinou...


   Forrest Gump, muitos de vocês já devem ter assistido a esse filme e, alguns, lido o livro que lhe deu origem. Quando comecei a assistir, há dois dias, ele já estava na faculdade, protegendo a garota que ama. Isso foi importante, pois, quando "começamos" um filme já iniciado, tiramos nossas próprias conclusões a partir das ações das personagens independentemente do que lhe foi atribuído no início.
   Forrest não era um idiota, mas inocente e bom. Como seria hoje alguém quem cumprimentasse a todos os amigos online no MSN, ainda que não tivesse assunto com nenhum? Ora, se os víssemos, em um shopping, por exemplo, o mínimo seria cumprimentá-los. Ou o que pensar sobre alguém que, sendo pontual, estaciona seu carro na vaga mais distante para que os atrasados ficassem menos atrasados?


Mergulho
   Vem aí a maior festa universitária da cidade. Até há garotas que perguntaram de minha presença e confesso ainda não ter certeza se não irei. Não, não vou, nem deixarei que os vícios do corpo superem o foco, a determinação e os objetivos em fazer o que deve ser feito. Quanto às garotas, explicarei no próximo tópico como seria, pelo que penso hoje, a garota perfeita.
    Mergulho, não quis chamar de queda, mas as notas vão mal, a iniciação científica vai mal. É tempo de reacordar.
Qual a molaridade do HCl? Não vou à TUSCA. Foco, determinação, objetivo. Sinto-me só estando sozinho. Passeio pelo rádio, TV Aleluia; a princípio, porque as músicas que tocam são flashback, gosto. Mas agora a rádio diz: "se você nunca teve um grande amor, espere, pois um dia terá" e toca a música que esteve em minha cabeça há duas semanas: "Goodbye England's Rose". Se procurar por mim, estou (estarei?) em meu quarto da faculdade, sintonizando o rádio e estudando. "Foco, determinação, objetivo" e obrigado a meu amigo aniversariante que isto postou no orkut. Então passei a ouvir jazz; depois, outras canções.
   Quanto ao blog, sempre me desculpo ao leitor por textos pessoais (quando empresto caderno, verifico se não há textos espalhados por ele - ah, comecei um teatro no caderno de química há alguns dias, talvez eu termine ou escreva outro nas férias - espero, e muito, ter essas férias e, depois de tanto dizer ocupado, para trabalhar em outras ocupações).


Ela

   Hoje passei por uma experiência interessante. Já imaginara as garotas que você é a fim em um mesmo lugar; assim, em sua frente, podendo enxergar ambas de uma vez?
  Ocorrera, pois, comigo; uma pena, porém, não ter escolhido o melhor lugar do bandejão, para apreciar por mais tempo aquela cena, as duas garotas mais lindas do campus em uma mesma visão. As mais lindas, na minha (e, até onde eu saiba, somente na minha) opinião. Brancas, um metro e sessenta alguma coisa, magras, cabelos pretos...
  Já esteve em um restaurante árabe (sim, o Habbib's), quando chega aquele grupo com aquela belíssima loira, de saia, voz forte e sorrizo bonito e você chega a admitir que é muita areia para seu porta-aviões?
Sinceramente, troco um mol de Elisha Cuthbert por uma Fernanda Machado.

  Então sinto vontade de ter tido uma grande amiga de infância por quem eu sempre fui apaixonado e, encontrar, assim, de repente. Ainda que ela não tenha sido exatamente como eu imaginava, mas que não tivesse deixado de amar(como em Forrest Gump, Benjamin Button e em alguns casos de Efeito Borboleta). Vamos ver que rumo a história toma.
   Por enquanto, 0h27min, com aula às 7h amanhã, bora tratar de dormir e estudar.
Boa noite



O Mal da USP

   Gostaria que se sentisse bem em minha companhia; gostaria também e, para isso, resgatar a inocência dos tempos em que acreditava e sentia amor, puro, no sentido de incorrupto pelos prazeres da carne.
Quando você parou para catar coquinho na descida pela última vez?
Ou quando você deixou a preocupação de lado 
para estudar o que são esses tais coquinhos?
   Sabe aquele vilão do filme, ou aquele mocinho do filme que parece estar certo? É alguém ocupado, que seja por se importar com seu país, mas falta aos jogos de seu filho de sete anos. Já imaginou que você pode estar tomando esse caminho?
   Ou você pode estar trabalhando em casa, na cidade natal e inconscientemente você procura por outros afazeres, outras "desculpas" para fugir da "obrigação" e aceita qualquer "estupidez" do tipo pintar a parede do quarto, sair para caminhar, ir ao cinema... Coisas que você quer, você busca, você precisa  fazer, atividades normais e atividades prazerozas, ainda que pequenas, trabalhosas, mas que criarão dias que serão guardados na memória (e não só em sua memória). Preciso mesmo dizer quais são?

   Ora, olhe para este ano (ano que já apresenta enfeites de natal em suas lojas), quais momentos ficarão guardados? Os rotineiros (trabalho, estudo, correria por falta de tempo) ou os específicos? Pedidos aceitos, assistir ao jogo em um bar em uma noite de quarta-feira independentemente de prova no outro dia, reformar a casa com o próprio braço e o braço de seus amigos, tocar violão sozinho e, tocar a madrugada toda para que alguém não vá embora. Dizer, que o mundo ande por suas pernas, que não será todo meu tempo dedicado a ele?
Acho que você não percebeu
Que o meu sorriso era sincero
Sou tão cínico às vezes
O tempo todo
Estou tentando me defender
Digam o que disserem
O mal do século é a solidão
Cada um de nós imerso em sua própria
arrogância
Esperando por um pouco de afeição
Renato Russo

  E quando, porém, você reconhece tudo isso, mas ainda assim não pode "perder" segundos? Há alguns dias não vou à faculdade, segunda-feira disseram-me que encararei a 'realidade' novamente. Mas qual é essa realidade Uspiana?
  Um estudante, tomemos um estudante de baixa renda, presta vestibular, entra na USP. Irá para uma cidade grande, São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos? Irá viver pela primeira vez longe de casa. Eu disse viver? Voltemos aos filmes, sua vida como um filme, em qual cena a USP estaria? Temos duas sugestões:
   1.  Um atleta tem uma infância feliz, muitas coisas acontecem em sua asdolecência e então começa a treinar para as olimpíadas. Treino, muito treino. Espera-se, portanto, bons resultados no futuro. Mas, não seria a faculdade USP a cena em que toca uma música no fundo e o "atleta" apenas treina todo esse tempo? Sabe-se bem por cima o que está acontecendo, sem profundidade, sem as etapas de sua vida, sem marcos propriamente dito. Essa é a USP para os que nela estudam com seriedade.
O que você faz/fará enquanto está/estiver na cidade grande?
   2. O homem conhece um mundo novo em outra cidade. A trabalho, a estudo... Lá muitas coisas acontecem, é um dos clímax da história, novos amigos, novas aventuras... O tempo é o que menos importa. Como seria a faculdade? Um tanto de aulas, sair com os amigos, frequentar as áreas de esporte, viver emoções... Esta é a USP para os que ainda não entraram, para alguns que acham que entraram ou para os que estudam com seriedade e chegaram a outras conclusões.

  Em ambos os casos, há uma garota - e você pode ser apaixonado/a pela pessoa mais diferente de você - Talvez alguém que te espere, talvez alguém que não seja como você pensa, até se drogue, se prostitua nesse tempo em que não se veem. E se você souber disso, pois na USP, e em muitos lugares, mesmo sem querer, você deixa de ser inocente; você deixa de enxergar golfinhos naquela ilusão de ótica, você pode deixar de acreditar em amor puro.
Hein, que golfinho?

   Então o mal da USP, você parece cercado o tempo todo por obrigações, segundos sem estudar custam semestres de reprovas; quando o tempo passa, você se pergunta, ora, mas o que eu fiz além de estudar? E o que eu lembro do que estudei? Mas você não pode parar para "viver", pois o futuro seu, de sua família e de seus sonhos depende disso. Por que mulheres parecem objetos? Por que pareço insensível em algumas ocasiões? E você pode distinguir seus amigos de seus "compartilhadores temporários dos mesmos ideais".
  Não, caro amigo, você é bom. Você fica de quatro a seis (ou mais) anos dentro da faculdade, cercado de profissionais tão bons quanto você e consegue resumir seus semestres (que às vezes chama de ano) em poucas palavras, enquanto na cidade natal é bem visto, como alguém que está no caminho certo (ou deveria estar), que é inteligente, que conseguiu muitas coisas. Mas, para você, parece que esse sucesso foi há muito tempo e hoje nem pensa direito em quem é. Às vezes, tu podes ser mais quem seus próximos consideram  do que aquilo que achas que és, no sentido de estar, no momento.
   Ah sim, o Mal da USP é o título da postagem, então façamos juz ao nome e deixemos de pieguisse. Como tem babacas na maior universidade do país!


Imagens: Coquinho http://br.olhares.com/coquinho_foto380851.html; o que fazer na capital http://www.diggstars.com/11-7-13012/pictures/102709/4949-ForrestGump03.html; golfinhos

Algumas palavras sobre nós

Análise da unicidade de Deus:
Deus é tudo;
logo, se existisse outro Deus, chamemos de Deus', então ele estaria em Deus, por Ele ser tudo e Deus estaria em Deus'. Logo, Deus é único.


Anjos, santos, Jesus, Maria, José e centenas de espíritos superiores passaram e passam pela Terra.

Vírus Psicológico

Certo dia chegou numa cidade um circo que fez muito sucesso por ter um palhaço muito engraçado. Com o passar do tempo esse palhaço se tornou muito conhecido na cidade e suas apresentações chamavam cada vez mais a atenção pela alegria e criatividade. As apresentações eram tão divertidas que vários médicos da cidade começaram a recomendar a seus pacientes que sofriam de depressão que fossem ao circo a fim de assistir ao palhaço. Suas apresentações, na verdade, se tornaram terapêuticas.Certo dia, um médico estava atendendo um paciente quando recomendou que o mesmo fosse ao circo a fim de que o tratamento obtivesse o sucesso esperado. O paciente levantou-se da cadeira, se dirigiu até a porta, olhou bem nos olhos do médico e falou: esse é o problema, eu sou o palhaço!

   Retirei o texto acima do blog "Gestão Empresarial - Prof. José Tejada" depois de minha mãe ter se referido à história. Quanto ao título da postagem, embora não conhecesse seu significado real, parece que meu título inventado é, na verdade, deduzido.
   Vírus psicológico, desânimo, pessimismo... Por que quando as coisas estão dando certo tendem a dar certo e, quando estão dando errado... Certa vez, um professor de matemática me disse que é mais fácil ensinar do que retirar um vício. Comece bem, pois a luta para reaprender é muito mais complicada.

A vida é feita de escolhas: boas ou ruins, certas ou erradas; seu destino será desenvolvido de acordo com as escolhas que você faz.

   É o segredo do pensamento positivo (não assisti ao filme, nem li o livro, mas parece que entendi o significado): pense no bem, o bem virá. Pensamentos bons levam a resultados bons; pensamentos ruins são como um vírus, você perde a concentração naquilo que é importante para se reerguer e você se afunda ainda mais. Otimismo, espiritualidade? Desconheço a razão, mas parece que isto funciona muito bem. Então, acorde a partir de agora e veja apenas o lado bom de tudo que acontecer.

Parece difícil?
   Faça suas escolhas, lute contra seus vícios, vença a si mesmo, volte para o mundo, aceite que responsabilidades existem, cumpra suas metas e seja feliz.


E uma figura magra e silenciosa, lentamente, se esvai na escuridão crescente, consciente finalmente de que, neste mundo, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. E assim nasce uma lenda e um novo nome é adicionado à lista de quem faz o mundo da fantasia o mais emocionante de todos. - Imagine.


Hallowmas

"(...)Rae, este é o último dia especial de comemoração a cada ano que estarei com você, tendo aprendido o que aprendi com os nossos amigos, os pássaros.
Não posso ir ao seu encontro porque já estou com você.
Você não é pequena porque já é crescida, brincando entre suas vidas como todos fazemos, pelo prazer de viver.
Você não tem aniversário porque sempre viveu; nunca nasceu, jamais haverá de morrer.
Não é filha das pessoas a quem chama de mãe e pai, mas companheira de aventuras delas na jornada maravilhosa para compreender as coisas que são.
Cada presente de um amigo é um desejo por sua felicidade. É o caso deste anel.
Voe livre e feliz além de aniversários e através do sempre.
Haveremos de nos encontrar outra vez, sempre que desejamos, no meio da única comemoração que não pode jamais terminar."

Richard Bach


   Há algum tempo não posto e te enganas se pensaras ser por falta de história, porém, por falta de palavras. Alguns acontecimentos se passaram, como meu vigésimo aniversário e amanhã será o primeiro dois de novembro em que seu feriado me faz sentido.

Open Panel

Label

Blogroll

Labels

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...