Na Avenida Lisir Eva...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vó, ó o homem do queijo

   Toca a campainha, mas já pressentia ser o homem do queijo. É junho, dia de São João; sei que ainda há ruas enfeitadas no interior das periferias mesmos nesses tensos tempos corridos. Vivo no início do bairro e sinto que virado para o centro ou para dentro dos cômodos da casa a estudar para as últimas provas desse semestre, o mais difícil na vida acadêmica da maioria dos alunos de nossa turma lá na universidade, curso de engenharia.
   Mas eu atendi à porta pacientemente e escolhi dois saquinhos, doce de leite e bolachas com goiabada; queria dizer para minha avó que havia comprado os doces, disse a ela, embora eu não saiba como são os gostos para os que já desencarnaram.

   Descobri que não somos os únicos absurdamente atarefados. A palavra férias transformou-se em sinônimo de esperança ultimamente e junto aos doces relembrou-me de uma de minhas, nossas, primeiras conquistas de escola. Trabalho de férias no pré, copiar várias páginas e tomar ditado.
   Todos as tardes, em um horário marcado, minha vó então me ajudava. Como eu não sabia do ditado, tivemos de fazer todos na última semana e, embora eu supusesse que não daria tempo, conseguimos. 
   Três provas na semana que vem (ou cinco, depende de um professor que não liberou as notas), um relatório final de iniciação científica, ajudar meu pai em um evento no domingo, aproveitar o único final de semana de meu melhor amigo de volta à nossa cidade natal, viver o mundo, vencer, respirar.
    Vó, comprei doce, podemos fazer tudo certinho e ainda assistir à sessão da tarde; dia de São João, alguma quermesse, ruas enfeitadas, interior do bairro, homem do queijo... Férias, sinônimo de esperança nesses tensos tempos corridos.

Imagem: Candy seller. Norway Railroad Station, Disponível em http://popartmachine.com/item/pop_art/LOC+1422820/CANDY-SELLER.-NORWAY-RAILROAD-STATION-LC-B21-...

0 comentários:

Postar um comentário

Open Panel

Label

Blogroll

Labels

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...